Continuei o projeto no Em Busca do Código (http://embuscadocodigo.com)O Maktub TI foi criado com o intuito de compartilhar informação, em sua grande maioria informações da área da Tecnologia da Informação (computação).
Sugestões, elogios e criticas construtivas serão sempre bem vindos.
Pense bem antes de usar rótulos na linguagem C, como vemos no terceiro exemplo, rótulos mal inseridos fazem o programa sair de todos os SWITCHs e repetições e voltar para o meu do meu programa. Mas bem utilizado você pode sair de vários loops ou voltar para o inicio do programa.
Propriedade border-radius no CSS3. HTML5 CSS3, Aula 48
Nesse vídeo vemos como configurar bordas no HTML utilizando CSS3. Sendo utilizado quatro formas de configurar o valor das bordas.
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida é só comentar.
Código fonte HTML:
<section class="paragrafos bordas"> <h1>Bordas no CSS3</h1> <p>...{ border-radius: Um valor igual a todas bordas. Dois valores, o primeiro vale para a superior direita e inferior esquerda e o segundo superior esquerda e inferior direita. Três valores, Primeiro vale para superior esquerda, segundo vale para superior direita e inferior equerda e a terceira vale para inferior direita. E quatro valores, superior esquerda, superior direita, inferior direita e inferior esquerda.</p> <ul class="todositens"> <li class="bordasa">A</li> <li class="bordasb">B</li> <li class="bordasc">C</li> <li class="bordasd">D</li> </ul> </section>
Nesse vídeo vemos o que realmente faz o break e o continue na linguagem C, em apenas um programa de 28 linhas nós utilizamos um while, um if e um switch, para podermos entender o que faz o continue e o break.
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida, é só comentar.
int main (void) { int a; do { printf("Digite um numero (0(zero) para sair): "); scanf("%d", &a); if (a%2==0) { printf("PAR \n"); }else{ printf("IMPAR \n"); } }while (a!=0);
int main (void) { int contador,a,b,c,d; char aluno[10]; c = 0;
contador = 1; printf("Digitar o numero de alunos: "); scanf("%d", &a); while (contador <= a) { printf("Nome do aluno: "); scanf("%s", &aluno); printf("Nota: "); scanf("%d", &b); contador++; c = c + b;
Programando C/C++: Aula 12, estrutura de repetição com variável controladora [for].
Nesse vídeo vemos três exemplos do uso de repetição em C/C++ utilizando "for" para isso, ou uma variável controlando a repetição. Feito um programa que soma os valores da repetição, por exemplo, soma os valores de 1 a 100 (presentes na repetição).
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida, é só comentar.
Nesse vídeo vemos um exemplo do uso do switch inserindo dois "casos" para o usuário digitar e uma terceira opção quando o usuário digitar algo "errado".
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida, é só comentar.
int main (void) { /*void server para a função poder retornar algo nulo*/ char variavel[] = "alam"; int a;
printf ("Digite 8 ou 80: "); scanf("%d", &a);
switch (a) { case 8: /*8 é o que o usuario deve digitar*/ printf ("%s", variavel); break; case 80: printf ("Quantos cases quiser"); break; default: printf("Eu disse 8 ou 80"); break; }
Neste vídeo vemos o uso de if e else em C/C++ e também e principalmente operadores de comparação, como por exemplo, comparar se uma variável é igual a um número, ou diferente, ou maior, menor, maior ou igual, menor ou igual.
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida, é só comentar.
Nesse vídeo vemos um exemplo de uso do \f, mesmo porque são poucos os lugares onde demonstram um exemplo do mesmo. A única coisa que ele faz é pular página, isso mesmo, quando estiver manipulando um arquivo em C/C++ uso o \f para escrever o texto seguinte já na outra página. Vale a pena enfatizar de utilizar um arquivo .doc por exemplo, que utiliza paginas.
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida, é só comentar.
Nesse vídeo vemos valor nulo, como retroceder cursor para o inicio da linha (paragrafo), como fazer barra invertida no executável (\), quebrar linha (novo paragrafo), colocar aspas, e tabular.
Facebook: http://migre.me/oTHD8
Qualquer dúvida, é só comentar.
int main () {
int a;
printf("Valor nulo eh \\0: \0.");
printf("Escreve antes \r");
scanf("%d", &a);
printf("Nova linha eh com \\n. \n.");
printf("Aspas eh com \\ na frente das \"");
printf("\t \\t eh tabulado.");
Nesse vídeo vemos como inserir dados em arquivo de texto utilizando C/C++.
Tabela de modos de abrir arquivos com C/C++: http://maktubti.blogspot.com.br/2015/05/manipulacao-de-arquivos-em-cc-abrindo.html
Facebook: http://facebook.com/embuscadocodigo
Qualquer dúvida, é só comentar.
Nesse vídeo criamos um arquivo .txt utilizando C/C++. Tabela de modos de abrir arquivo em C/C++: http://maktubti.blogspot.com.br/2015/05/manipulacao-de-arquivos-em-cc-abrindo.html
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida, é só comentar.
int main () { int a,b,c,d; b = 2; printf ("Digite um valor: "); scanf("%d", &a); c = a / b; d = a % b; printf ("O resultado eh %d ", c); printf ("e a sobra da divisao eh %d.", d);
Nessa vídeo aula vemos como realizar somas e subtração em C/C++. Dentro de um mesmo executável, se tiver alguma dúvida aqui é só perguntar, porque a "dificuldade" aumentará e muito nas próximas vídeo aulas comparado com essa parte inicial.
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida, é só comentar.
Programação C/C++: Aula 02, dado informado pelo usuário (números).
Nesse vídeo fazemos um programa cujo o usuário insere dois número, o primeiro inteiro e o segundo aceitando casas decimais. Explicando o que faz o scanf, \n (quebra de linha) e outras peculiaridades sobre quando o usuário digitar a variável.
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida, é só comentar.
int inteiro; /*int, variavel do tipo inteiro*/ float flutuante; /*float, casas decimais*/ printf ("Digite um número inteiro: "); scanf ("%d", &inteiro); /*le o dado fornecido pelo usuário*/ printf ("Digite um numero: "); scanf ("%f", &flutuante);
Link para download direto: http://www.bloodshed.net/dev/devcpp.html
Programação C/C++: Aula 01, Ola Mundo comentado.
Nessa vídeo aula vemos o que faz o stdio.h, conio.h, int, main, prontf, return(0), entre outros. Visto que a frase escrita é dentro de um printf é um argumento (string), e printf uma função.
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida, é só comentar.
Código fonte:
#include <stdio.h> /*inclui uma biblioteca de entradas e saidas padronizadas*/ #include <conio.h> /*relacionada a aperto de teclas*/
int main () { /*o main define uma função essa função será chamada quando o programa for compilado*/ /*o int indica que a função vai retornar um inteiro*/
printf ("Ola Mundo!!!"); /*printf é uma função que passa uma string entre aspas ("") é o argumento nesse caso é a frase: Ola Mundo!!!*/
Nesse vídeo configuro uma das abas do meu projeto adicionando apenas pseudo elementos e conteúdo semântico.
Assim como editar apenas a primeira palavra, ou/e a primeira linha, e transformar os links dessa aba do meu site em conteúdo semântico, conteúdo lido por motores de busca.
não é essencial.
Blog: http://migre.me/oTHEn
Facebook: http://migre.me/oTHD8
Qualquer dúvida, é só comentar.
Nesse vídeo vemos um exemplo do uso de seletores de negação do CSS3, um exemplo simples porém eficaz, três minúsculos parágrafos para sendo um deles negado na configuração dada a tag em questão.
Nesse vídeo vemos como selecionar uma tag especifica quando é precedida por outra, e selecionar apenas a primeira tag precedida de outra. Isto podendo ser feito em toda página em uma só configuração.
Facebook: http://migre.me/oTHD8 Qualquer dúvida, é só comentar.
Depois de vermos o básico do básico do HTML, estamos mais que preparados para iniciarmos um projeto, seja ele um site de noticias, uma loja online, um imageboard ou um blog, totalmente customizável por você mesmo.
Nessa aula vemos como utilizar a propriedade padding.
Padding-top espaçamento acima.
A padding-right espaçamento à direita.
A padding-left à esquerda.
A padding-bottom abaixo.
Se você inserir apenas um valor, ele será utilizado em todos os espaçamentos. Se passar dois valores, o primeiro é acima e abaixo e o segundo direita e esquerda. Se passarmos três valores, o primeiro é acima, o segundo é valido para esquerda e direita e o terceiro abaixo. Se passarmos quatro valores seguimos em sentido horário, o primeiro é acima, o segundo direita, o terceiro abaixo e o quarto a esquerda.
Facebook: http://migre.me/oTHD8
Qualquer dúvida, é só comentar.
Código fonte (HTML):
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Espaçamento</title>
</head>
<body>
<p>O espaçamento em HTML é feito pela propriedade padding. padding-top "arruma" o espaçamento acima. A padding-right "edita" o espaçamento a direita. A padding-left edita o espaçamento a esquerda. A padding-bottom abaixo. Se você passar apenas um valor, valerá para os quatro lados, se passar dois valores, o primeiro é acima e abaixo, e o segundo, direita ou esqueda. Se passar três valores, o primeiro é acima, o segundo vale a direita e esquerda e o terceiro é abaixo. Se passarmos 4 valores, a gente segue sentido horário, primeiro acima, segundo direita, terceiro abaixo, quarto a esquerda.</p>
</body>
</html>
Nessa aula utilizamos novamente tags de título, só que agora para aprendermos a alinhar nossos textos no HTML via CSS.
Facebook: http://migre.me/oTHD8
Qualquer dúvida, é só comentar .
Código fonte (HTML):
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Alinhamento de texto</title>
<link rel="stylesheet" href="pasta/arquivo.css">
</head>
<body>
<h1>Texto alinhado a esquerda</h1>
<h2>Texto alinhado a direita</h2>
<h3>Texto centralizado</h3>
<h4>Texto de mais de três linhas para poder reparar no justificado</h4>
</body>
</html>
HTML5 CSS3: Aula 27, configuração de uma aba para todas.
Nessa vídeo aula passamos a configuração do menu (layout) da minha loja, para a aba sobre. Revendo assim a importância do de criar um documento padrão para configurações feitas em mais de uma aba ao mesmo tempo, nesse caso, todas as abas ao mesmo tempo.
HTML5 CSS3: Aula 24, posicionando elementos utilizando clear e float.
Dando sequencia a vídeo aula anterior, estamos posicionando os elementos da aba sobre do nosso projeto (site). Agora utilizando as propriedades float e clear.
Com a propriedade float você indica onde deve se posicionar o elemento em em questão, como por exemplo, a direita da página ou a esquerda (right ou left respectivamente).
Já a propriedade clear, serve para dizer que nenhum elemento estará "flutuando" ao lado do elemento em questão. Por exemplo, no exemplo abaixo eu estou dizendo que nenhum outro elemento estará ao lado direito da classe "exemplo".
.exemplo {
float: right;
clear: right;
}
Posicionando assim o elemento em questão, utilizando as propriedades float e clear juntas (igual no exemplo acima) é certeza que o elemento em questão, que pode ser o menu lateral de um blog, sempre estará a direita. Já no exemplo abaixo, eu digo que o elemento estará posicionado no lado esquerdo e, a sua esquerda, não poderá flutuar nenhum elemento a esquerda, assim como o menu de algumas lojas.
.exemplo {
float: left;
clear: left;
}
Código fonte CSS (dessa aula) sobre.css:
.paragrafos {
text-align: justify;
font-size: 10px;
font-weight: bold;
}
.transform {
float: right;
}
.decoration {
float: right;
clear: right;
}
Código fonte CSS (dessa aula) roca.css:
#rodape {
[...]
clear: both;
}
A propriedade clear, quando acompanhada do valor both, impede que elementos flutuem de ambos os lados.
Existem algumas propriedades que posicionam o elemento na página, tais como <font style= 'font-style:italic;'>top, left, bottom e right</font>, mas essas propriedades que já vimos em aulas anteriores, dependem da propriedade <font style= 'font-style:italic;'>position</font>, ela determina o modo do posicionamento do elemento, podendo receber atualmente quatro valores: <font style= 'font-style:italic;'>static, relative, absolute ou fixed</font>.
O static é o valor padrão de todos os elementos. O relative aceita coordenadas. O absolute é complexo, mas por base, ele toma por padrão o elemento pai. E o fixed tem como referência a parte visível do navegador, e permanece na mesma posição, mesmo com a rolagem da tela e, se tiver um elemento pai, as configurações do elemento pai são ignoradas com relação ao elemento em questão.
Código fonte HTML (dessa vídeo aula):
<section class="paragrafos">
<p>Existem algumas propriedades que posicionam o elemento na página, tais como <font style= 'font-style:italic;'>top, left, bottom e right</font>, mas essas propriedades que já vimos em aulas anteriores, dependem da propriedade <font style= 'font-style:italic;'>position</font>, ela determina o modo do posicionamento do elemento, podendo receber atualmente quatro valores: <font style= 'font-style:italic;'>static, relative, absolute ou fixed</font>.</p>
<p>O static é o valor padrão de todos os elementos. O relative aceita coordenadas. O absolute é complexo, mas por base, ele toma por padrão o elemento pai. E o fixed tem como referência a parte visivel do navegador, e permanece na mesma posição, mesmo com a rolagem da tela e, se tiver um elemnto pai, as configurações do elemento pai são ignoradas com relação ao elemento em questão.</p>
</section>
HTML5 CSS3: Aula 22, div, classes (class,) width e height na pratica.
Como dito a alguns vídeos antes, agora coloco em pratica no projeto o conhecimento adquirido fora dele.
Como já vimos temos duas section em nossa aba sobre, cada uma recebeu uma div com uma classe e assim podemos começar a padronizar nossa aba sobre.
Nesse vídeo vemos exemplos de tags que recebem o valor da tags pai e de tags que não recebem o valor da tag pai. E o exemplo de quando a tag não recebe o valor da tag pai é feito por uma imagem, para podermos ver a diferença.
E fica uma pergunta no meio do vídeo.
<p>Texto em negrito: <b>Texto em negrito</b></p>
<p>Texto em italico: <i>Texto em italico</i></p>
<p>Texto sublinhado: <u>Texto sublinhado</u> </p>
<p id="negrito">Texto em negrito</p>
<p id="italico">Texto em italico</p>
<p id="sublinhado">Texto sublinhado</p>
A seguir temos o documento do Eric Meyer que reseta as configurações dos navegadores, assim sua página realmente terá o mesmo padrão. A partir da linha de baixo, copie tudo e salve em um documento .css (inclusive os comentários).
HTML5 e CSS3: Aula 05, editando imagens.
Nesse vídeo demonstro
adicionar legenda, deixar ela em itálico, mudar a cor do fundo,
adicionar borda, tirar a imagem do centro, corrigir o espaçamento entre a
imagem e a borda da página, adicionar tamanho fixo entre a legenda e a
imagem.
Tags utilizadas: figure, figcaption, img e utilizado ID no html.
Neste Vídeo vemos o uso da tag h1, como inserir imagens, breve explicação de tag pai e filho.
Tag p abre um paragrafo.
Durante essa vídeo aula você vê o uso de legenda para imagens, motores de busca como o Google e Bing leem essa legenda.
Identando (endentando ou indentando) o código.
Mini tutorial mostra como ver uma senha salva em algum navegador, como por exemplo, senhas salvas
do facebook, google+, tumblr, dentre outros lugares que também salvam
senhas em seu navegador. Ou nesse caso, no navegador do seu "amigo".
1º Passo: Selecione o campo senha;
2º Passo: Clique com o botão direito do mouse sobre a senha selecionada;
3º Passo: Selecione a opção "Inspecionar elemento";
4º Passo: Abriu uma janela com um código fonte;
5º Passo: Se a senha não está selecionada, selecione-a novamente;
6º Passo: Na javela do código estará selecionada a linha que corresponde a senha;
7º Passo: Mude type="password" para type="txt";
8º Passo: Clique em qualquer lugar e olhe a senha;
Qualquer dúvida é só perguntar.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ffugup1AciE
1º Passo: Baixe uma ferramenta de torrent:
Link: http://www.utorrent.com/
2º Passo: Instale;
3º Passo: Se você já tem uma ferramenta .torrent vá em abrir documento torrent (ou algo similar) no menu suspenso para iniciar o download;
4º Passo: Existem sites para baixar documentos via torrent, aqui vai um dos mais populares:
Link: http://thepiratebay.se
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zukqAteTNLY
Como utilizar a rede TOR (deep web) no Firefox ou Chrome.
Configurando seu navegador (Firefox ou Chrome) para utilizar a rede TOR (deep web).
1º Passo: Baixe o TOR;
https://www.torproject.org/download/download-easy.html.en
2º Passo: Depois de pronto, vá para a pasta Tor Browser e depois na pasta TOR;
3º Passo: De um duplo clique no aplicativo Tor;
4º Passo: Botão esquerdo do mouse no complemento FoxyProxy Standart;
5º Passo: Clique em adicionar novo proxy;
6º Passo: Insira o IP: 127.0.0.1 e a porta: 9050;
7º Passo: Na aba geral insira um nome e se quiser edite a cor;
8º Passo: Na aba Detalhes do Proxy habilite a opção Proxy SOCKSem Socks 5;
9º Passo: Feche as duas janelas do FoxyProxy Standart;
10º Passo: Botão direito do mouse no FoxyProxy Standart;
11º Passo: Clique na rede que acabou de configurar;
12º Passo: Utilize o link a seguir para ver onde se localiza o proxy que você utiliza: http://ip.proxy.lc/
13º Passo: Caso queira utilizar a deep web aqui vai um link criptografado de um motor de busca: http://xmh57jrzrnw6insl.onion/
Qualquer dúvida é só perguntar.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JFEYsn6xvXU
Lista de proxy: http://www.samair.ru/proxy/ Link para ver de onde é seu proxy: http://ip.proxy.lc/
Neste caso foi utilizado o FoxyProxy Standart, para instalar este complemento em seu navegador vá a loja do navegador que você usa.
1º Passo: Com o botão esquerdo do mouse você clica no ícone do complemento;
2º Passo: Adicionar novo proxy;
3º Passo: Insere o número do IP escolhido e a porta (a porta são os quatro números depois dos ":");
4º Passo: Mude de aba e vá para a aba chamada Geral, lá insira um nome (pode ser o nome do país onde está o proxy por exemplo);
5º Passo: Feche as duas janelas do FoxyProxy;
6º Passo: Clique com o botão Direito do mouse no ícone do complemento;
7º Passo: Escolha o proxy que acabou de criar;
Quando quiser parar de usar o proxy clique no botão direito do mouse no ícone do complemento e selecione a opção "Desabilitar FoxyProxy completamente".
HTML5 e CSS3: Aula 03, cores e imagens no background.
Nessa vídeo
aula utilizamos as tags h1, h2 e p. Inserida uma cor diferente em cada
tag e também inserida uma imagem de fundo na página inteira repetidas
vezes.
O intuito dessa aula é ver como funciona essa inserção.
Código fonte do documento HTML:
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Página</title>
<link rel="stylesheet" href="css/cssaula3.css">
</head>
<body>
<h1>Primeiro título</h1>
<p>Qualquer frase com mais de 5 palavras.</p>
<h2>Segundo Título</h2>
<p>Qualquer frase com mais de 5 palavras que seja diferente da tag <p> anterior.</p>
</body>
</html>
Código fonte do documento CSS:
h1 {
background-color: yellow;
}
h2 {
background-color: red;
}
p {
background-color: gold;
}
body {
background: url(pastadaimagem/imagem.png);
}